Quem somos nós

O Seminário Teológico é uma instituição evangélica de educação teológica, interdenominacional, a serviço dos membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja, buscando edificá-los e fortalecê-los através da qualificação do ministério concedido por Deus a cada um.

NOSSO OBJETIVO

Formação teológica, ministerial e missiológica dos membros do Corpo de Cristo, chamados e vocacionados por Deus, para os mais diversos ministérios nas igrejas locais e no mundo, numa perspectiva integral e contemporânea, buscando excelência nas seguintes áreas:

  1. Vida Piedosa:

  2. Integridade de Caráter:

  3. Saúde Emocional:

  4. Excelência Acadêmica:

  5. Prática Ministerial Eficaz:

 

NOSSA FILOSOFIA EDUCACIONAL

A existência de um seminário como o Seminário Teológico, não garante em si a existência de missionários, pastores, obreiros, autênticos para a Obra do Senhor.

Havia em Israel várias escolas de preparação de rabinos, no entanto, Jesus subiu ao monte e rogou ao Pai pela seleção dos doze discípulos (Lc. 6:12-16). Por quê? Porque este é um assunto de oração. Jesus mesmo ordenou: “A seara é grande e os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. (Lc. 10:2). E em resposta à oração os obreiros são designados pelo Senhor, a quem pertence a determinação ministerial. Por isso, vários pontos são observados no currículo e na filosofia educacional do Seminário Teológico, portanto desejamos formar plantadores de Igrejas e uma boa liderança para o mundo pós-moderno, para isso devemos:

  • A Consciência da Vocação: Trabalhadores autênticos são chamados por Deus para a missão, pois não há vocação sem missão. Toda a vocação para o ministério é essencialmente missionária, sem negar as outras dimensões da vocação, como a carismática, a comunitária, o magistério, etc. Ser vocacionado é ter missão e missão não é uma tarefa para quem tem chamada transcultural. Missão é a tarefa do vocacionado que está em função no mundo.

A vocação é divina, e nenhum preparo teológico, eclesiástico ou missiológico, pode substituí-la: “Não foste vós que escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça.” (Jo. 15:16).

O Seminário Teológico tem procurado ser produtor de homens e mulheres que tenham como suprema riqueza da convicção, a escolha; como forte segurança, a consciência da chamada; como força propulsora para cumprir o dever, a certeza da vocação.

Temos procurado atrair novos alunos não apenas pela organização, eficiência estrutural e pedagógica, mas antes de tudo, pela voz divina em resposta à nossa oração por vocações genuínas.

  •  A formação do caráter - formação, não informação: O Seminário Teológico tem procurado empenhar-se não apenas no aperfeiçoamento da lógica, do raciocínio, da técnica de trabalho, mas antes de tudo, no aperfeiçoamento do caráter do vocacionado. A qualificação do vocacionado não tem sido na proporção do “fazer”, mas no “ser”.

  • O combate espiritual e a habilidade no poder do Espírito Santo: Uma das tarefas primordiais tem sido no sentido de conscientizar os vocacionados de que a tarefa deles é espiritual e de que, para vencer, necessitam da capacitação do Espírito Santo e das armas apropriadas, isto é, a armadura divina, conforme está em Efésios 6: 10-20: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus... porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus...”A ênfase à hora devocional, à oração e à meditação da Palavra, tem feito parte do programa extraclasse, mas não extracurricular. As atividades obrigatórias como o Culto a cada semana, as “Operações Invasão”, procurar fornecer aos alunos oportunidades de desenvolverem suas habilidades espirituais.

  • A Bíblia como fundamento e ponto de partida no processo formativo: Crendo que a Bíblia é a infalível, inerrante e eterna Palavra de Deus, na qual se alicerça toda a vida, teologia, missão da Igreja, um grande esforço tem sido feito no sentido de estimular cada aluno a amar, respeitar e entender o texto bíblico na sua originalidade, usando-se para isso o ensino de pelo ao menos uma das línguas bíblicas na qual ela foi escrita originalmente, o Hebraico e/ou Grego.

  • A educação teológica como um processo dinâmico: O Seminário Teológico busca oferecer uma educação teológica genuinamente bíblica (conforme o item supracitado), integral (tendo interesse no aluno como um todo), contextual (um ensino relevante e aplicável à realidade do aluno), metodologicamente aberta (com professores e alunos de várias denominações evangélicas diferentes), crítica (no sentido de levar os alunos a se auto-avaliarem e avaliarem toda a vida da Igreja evangélica brasileira e mundial) , reflexiva (estimulando e responsabilizando cada aluno a formular as suas próprias convicções bíblicas, doutrinárias) e participativa (em que os professores não são depositários da verdade e nem fornecedores do saber sobre Deus, mas colegas de ministério dos alunos).

  • O despertar de uma nova consciência missionária: Com a inclusão em cada grade curricular semestral de matérias missiológicas, procurando conscientizar cada aluno do imperativo divino de: “Indo, fazei discípulos de todas as nações (Mt. 28: 19) e chamando-os a encarnar sua missão ao estilo de Jesus e que isto exige cruzar as fronteiras geográficas, culturais, sociais, linguisticas e espirituais, com todas as suas consequências.

  • Uma resposta relevante às exigências dos dias atuais: Compreendendo os novos tempos em que vivemos, com todos os seus desafios, que anseiam por obreiros que compreendam o Evangelho em sua totalidade e integridade, e O proclamem em palavra e obra, dirigindo-se a todo homem (Cl. 1: 28,29), o Seminário Teológico procura preparar seus alunos para alcançarem a sua própria geração.

 

NOSSA FILIAÇÃO À AETAL

Atualmente o Seminário Teológico está afiliado à Associação de Educação Teológica na América Latina - AETAL, que por sua vez é filiada ao Conselho Internacional de Agências de Reconhecimento - ICAA, o que a liga a associações similares em todo o mundo, incluindo a AABC (EUA e Canadá), EEAA (Europa), ATA (Ásia), SPABC (Pacífico Sul), ACTEA (África) e a CETA (Caribe). O ICAA é um órgão da Comissão Teológica da Aliança Evangélica Mundial (WEF). Cooperam com a AETAL o Conselho Internacional para o Desenvolvimento de Missões e Educação Teológica (Overseas Council), o Fundo Tear e a Fundação Evangélica de Literatura (ELT) e outras entidades evangélicas.

Endereço

Av. D. Pedro I, 923, Centro, João Pessoa - PB

CEP: 58013-021

Telefones:

+55 (83) 3222-3482 

+55 (83) 3222-5567 

Redes Sociais

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon